A Câmara de Oliveira de Azeméis tem já disponível o atendimento aos cidadãos surdos através do serviço de interpretação em língua gestual portuguesa, assegurado pelo sistema Serviin.
O modo de utilização deste serviço é fácil estando disponíveis duas soluções. Se o cidadão optar por fazer videochamada para o número 12472 será atendido por um tradutor de língua gestual que, de seguida, transmitirá as questões aos colaboradores da autarquia.
O mesmo cidadão poderá recorrer ao portal do cidadão surdo (www.portaldocidadaosurdo.pt) e solicitar que o operador entre em contacto com os serviços camarários.
Nestas duas situações as intérpretes do Serviin fazem o atendimento ao cidadão, contactam com a autarquia de Oliveira de Azeméis e estabelecem a comunicação alternada entre o utilizador e a entidade parceira. O cidadão tem ainda a possibilidade de ser atendido presencialmente deslocando-se ao Atendimento ao Munícipe cabendo, neste caso, ao funcionário da autarquia efetuar a videochamada para o Serviin.
Este sistema disponibiliza ainda a toda a comunidade surda a utilização do canal Skype bastando ao cidadão adicionar o contacto “Serviin – Intérprete LGP”.
“A adesão a este serviço de vídeo interpretação decorre da nossa preocupação pelas questões da inclusão”, afirma o presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis, Joaquim Jorge.
“Queremos eliminar todo o tipo de barreiras que impeçam os cidadãos de acederem aos serviços e, por essa razão, não poderíamos deixar de nos associar a este projeto”, explica o autarca.
O atendimento à comunidade surda está disponível entre as 09:00 e as 16:00 no Atendimento ao Munícipe.