A Câmara de Oliveira de Azeméis aproveitou o programa comemorativo do Dia Internacional da Mulher para apresentar o livro “Mulheres que inspiram”, uma obra que condensa testemunhos de 13 mulheres portuguesas de diferentes áreas e de reconhecido mérito nacional e internacional.
Na abertura da sessão o vice-presidente da autarquia, Rui Luzes Cabral, considerou que os exemplos relatados no livro são importantes porque “dão-nos esperança para o futuro” mas não deixou de lembrar as mulheres anónimas que lutam diariamente por uma vida digna e mais justa.
“É bom que estes testemunhos existam porque inspiram-nos e a sociedade necessita de referências”, disse o autarca referindo-se à importância do livro.
O vice-presidente do município recordou a luta das mulheres no passado considerando que “hoje temos um mundo mais justo e solidário” mas ainda com um longo percurso a percorrer “onde se deve discutir a mulher no seu todo e o seu papel na sociedade”.
A obra, da autoria de Luís Sítima, Margarida Santos e Maria Tavares Leal, mostra o sucesso de 13 mulheres em vários setores concluindo existirem fatores de sucesso comuns a todas elas que as conduziram ao topo das suas carreiras profissionais.
No livro esses fatores são explicados um a um, equilibrando o discurso direto das entrevistadas com os conceitos próprios do conhecimento profissional de quem trabalha diariamente nas áreas de liderança e gestão de recursos humanos.
O programa que assinalou as comemorações do Dia Internacional da Mulher incluiu ainda a palestra “Liderança e Empreendedorismo no feminino - Experiências motivadoras que conduziram ao sucesso” com a participação de Maria Manuel Maia (Projeto D’UVA – Portugal Wine Girls), Patrícia Villas-Boas (Comunicação Corporativa e Direção RH Schmidt Light Metal Group), Ondina Afonso (Presidente do Clube de Produtores Continente - SONAE MC) e Rosa Oliveira, da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género.