O Serviço de Informação e Apoio ao Consumidor promoveu, a 30 de outubro, em parceria com a DECO, uma sessão de informação para assinalar o Dia Mundial da Poupança.
Com o workshop “O Essencial sobre as contas bancárias”, que teve lugar na Universidade Sénior de Oliveira de Azeméis, a autarquia pretendeu informar os consumidores para que esses possam tomar decisões financeiras esclarecidas e sustentáveis no que diz respeito a gestão das suas contas bancárias. Os temas abordados centraram-se na escolha de serviços e produtos financeiros adequados na aplicação de poupanças e recursos ao crédito e nas sugestões de meios de apoio em situações de dificuldade.
Para a coordenadora do Gabinete de Proteção Financeira da DECO – Dra. Ana Passos “ter uma conta bancária é hoje imprescindível. Seja para receber os rendimentos que aufere (vencimento, reforma, subsídios), fazer pagamentos, seja ainda para aceder a um cartão de débito ou crédito, para efetuar transferências ou emitir cheques, nada se consegue se não se possuir uma conta num banco. Constitui também um indicador de integração social”. A responsável sublinhou ainda que, ”ter uma conta bancária é caro. A escolha da instituição de crédito onde se abre a conta deve ser precedida da análise das alternativas disponíveis no mercado e das condições e custo de cada uma delas, devido ao impacto que, cada vez mais, têm no orçamento familiar”.