A Associação Recreativa e Cultural de Loureiro (ACRL) assegurou, através de um protocolo assinado com a Direção-Geral das Autarquias Locais (DGAL) e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, a realização das obras de conservação e reabilitação das coberturas do edifício-sede.
A contratualização, que teve a presença do secretário de Estado das Autarquias Locais e do presidente da autarquia de Oliveira de Azeméis, permite à direção desta coletividade centenária avançar com as obras, resolvendo um problema que se arrastava há muito tempo e colocava em risco a segurança das pessoas.
A comparticipação financeira da DGAL será de 30 mil euros, correspondente a 50% do valor total das obras (60 894 euros). Os trabalhos serão financiados em 20% pela autarquia de Oliveira de Azeméis.
O presidente da autarquia, Isidro Figueiredo, confirmou ser intenção do executivo continuar a apoiar as associações do concelho, incluindo a Associação Cultural e Recreativa de Loureiro. “Esta é uma obra urgente num edifício que tem uma arquitetura e uma zona envolvente singular pelo que é nosso objetivo proporcionar à associação as melhores condições”, disse o autarca, mostrando-se satisfeito pela aprovação da candidatura que permitirá arrancar com as obras.
O secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel, elogiou o movimento associativo, afirmando ser vontade da administração central resolver este tipo de problemas tão importantes para a vida da comunidade e das coletividades.