Doçaria de Oliveira de Azeméis em livro a lançar este sábado

Data: 11/11/2016
O doce "Corações de Azeméis" figura na publicação "A Doçaria Portuguesa - Norte"

O primeiro volume do livro “A Doçaria Portuguesa – Norte”, onde se faz referência a um doce tradicional de Oliveira de Azeméis, é lançado este sábado às 15h30, no Museu Alberto Sampaio, em Guimarães.

O livro é o maior inventário de doces portugueses onde as fotos são acompanhadas por textos explicativos e pelos contactos dos produtores. A apresentação está a cargo de Isabel Fernandes, diretora do Museu e dos Paços dos Duques.

O concelho de Oliveira de Azeméis é referido na publicação da autoria de Cristina Castro através do doce “Corações de Azeméis”. Trata-se de um doce confecionado numa pastelaria do centro da cidade em forma de coração, um doce simples que as vendedeiras levavam para as festas e romarias. O livro dá a conhecer este doce tradicional único.

Mas de 150 doces fazem parte deste primeiro de cinco volumes da coleção “A Doçaria Portuguesa” cuja investigação pertenceu a Cristina Castro, responsável pelo projeto No Ponto (noponto.pt), com a orientação do gastrónomo Virgílio Nogueiro Gomes e da historiadora Isabel Fernandes.

Os volumes da coleção estão divididos por zonas geográficas: norte, centro, centro sul, sul e ilhas.

O livro tem 312 páginas, 148 fotografias e aborda a doçaria de 60 concelhos do norte de 200 produtores de doces de origem popular ou conventual.

Segundo a sua autora, a publicação resulta de uma “laboriosa investigação no terreno em busca da origem dos doces, das histórias de quem os faz e dos locais onde prová-los”.