O diretor geral da Nagano Techno Foundation, entidade ligada à inovação e à criação de novas indústrias japonesas, esteve em Oliveira de Azeméis no âmbito da Semana dos Moldes.
A iniciativa anual decorre, em simultâneo, nas cidades de Oliveira de Azeméis e Marinha Grande, os dois maiores centros de produção de moldes.
Em Oliveira de Azeméis estão concentradas algumas das maiores empresas do setor contribuindo para o sucesso e a excelência da indústria nacional dos moldes.
Segundo o vice-presidente da autarquia, Ricardo Tavares, o setor abrange direta e indiretamente, “cerca de 10 mil famílias que trabalham e dependem dessa indústria”.
Na receção aos responsáveis da Nagano Techno Foundation, o autarca acentuou que, além de contribuir para o bem-estar social, o setor é “importante para a economia de Oliveira de Azeméis” e que “o município tem-se associado a várias iniciativas, incluindo a Semana dos Moldes, “para preservar a excelência do que é fabricado pelos empresários oliveirenses”.
Na opinião de Ricardo Tavares, a presença dos responsáveis japoneses em Oliveira de Azeméis representa o “reconhecimento” pela importância dos moldes portugueses sendo ainda “um estímulo” para os empresários oliveirenses “continuarem a produzir na lógica da inovação, da especialização tecnológica e da excelência”.
Além do diretor geral da Nagano Techno Foundation, Osamu Kobayashi, acompanhado de Shinichi Wakabayashi, estiveram presentes responsáveis de empresas, professores da Universidade do Minho e dirigentes do Centimfe (Centro Tecnológico da Indústria de Moldes, Ferramentas Especiais e Plásticos) e da Cefamol – Associação Nacional da Indústria de Moldes.