O pedido de qualificação do Pão de Ul como Indicação Geográfica Protegida (IGP) avançou mais uma etapa, tendo já sido encaminhado para a União Europeia, após concluído o procedimento de oposição nacional.
Recebemos finalmente a ambicionada aprovação nacional do Pão de Ul como Indicação Geográfica, “distinção que resulta de um trabalho intenso que tem sido realizado nos últimos anos pelo atual executivo camarário, e que culmina com o reconhecimento da importância da preservação desta iguaria gastronómica”, salienta Joaquim Jorge Ferreira, presidente da Câmara municipal.
Adianta ainda que “agora estão reunidas as condições para que este produto gastronómico de excelência, o Pão de Ul, possa afirmar-se ainda mais como o grande embaixador da gastronomia de Oliveira de Azeméis e para que se preserve o ancestral saber fazer, que as padeiras de Ul mantiveram durante décadas até aos dias de hoje”.
O processo foi conduzido pela APPUL, em estreita colaboração com o Município de Oliveira de Azeméis e a Qualifica. O pedido foi submetido à Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) em 2019, e o procedimento de oposição nacional, que terminou em 25 de maio de 2024, não registou contestações que impedissem o avanço do processo.
A área geográfica de produção do Pão de Ul/Pada de Ul está circunscrita à freguesia de Ul, no concelho de Oliveira de Azeméis, e a uma faixa de 500 metros de largura ao longo das margens do Rio Antuã, nas freguesias de Macinhata da Seixa e Travanca. Esta qualificação visa preservar a originalidade da receita, a metodologia de produção e a identidade cultural associada a este pão tradicional.
O pedido foi publicado no Diário da República no dia 10 de março 2025, sob o aviso nº 6359/2025/2, marcando um passo significativo na qualificação deste produto tradicional.
O processo segue agora para avaliação pela União Europeia, aguardando a aprovação final para oficializar o estatuto de Indicação Geográfica Protegida.
* A QUALIFICA / oriGIn Portugal é uma associação de direito privado, sem fins lucrativos, que visa a valorização, qualificação, defesa, promoção e dignificação da identidade dos produtos tradicionais portugueses.