“Oliveira das 19 freguesias” é o nome da obra que visa representar as 19 freguesias, e foi inaugurada ontem e está localizada na Rua Francisco Abreu e Sousa (Lações de Cima), em Oliveira de Azeméis.
A requalificação do espaço público é importante e as obras remetem para o prolongamento da vida dos materiais, que não têm necessariamente, de ser transformados em resíduos. Podem ganhar nova vida, a partir do momento em que terminam a sua função/utilidade passando para esta representatividade cultural.
A Câmara Municipal pretende continuar esse trabalho, transformando os espaços públicos em roteiros visitáveis.
Segundo, o Presidente da Câmara Municipal, Joaquim Jorge, “os espaços públicos podem e devem ter qualidade e devem transmitir uma mensagem. É isso que nós procuramos fazer através das obras que temos vindo a inaugurar.”
A obra, para além de cumprir a sua função simbólica e visual, estabelece uma ligação entre o passado e o presente, assumindo ser o ponto principal de uma rota que narra a história da Fábrica de Vidro do Côvo, Centro Vidreiro do Norte de Portugal, Sede do Sindicato dos Vidreiros do Norte, Berço Vidreiro e Centro Interpretativo do Vidro.
Nesta obra foram reutilizadas mais de 1333 garrafas de vidro, homenageando uma marca identitária coletiva, este nosso denominador comum que é a arte e tradição vidreira do nosso concelho.