A Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis procedeu à entrega das 12 (doze) carrinhas de 9 lugares dedicadas ao transporte de proximidade nas diversas freguesias, projeto denominado como Transporte Flexível.
O investimento que ronda os 540 mil euros, tem como objetivo criar uma rede de transporte urbano mais flexível, facili¬tando o movimento entre as diversas freguesias do concelho.
No momento da entrega das viaturas, o presidente da Câmara Municipal, Joaquim Jorge Ferreira, referiu que “este é um projeto piloto, portanto, um processo de aprendizagem para todos nós. Estas 12 viaturas vão
permitir oferecer uma resposta direcionada à população de cada freguesia colmatando as dificuldades atuais ao nível da sua mobilidade.”
Adiantou ainda que “compete agora a cada uma das juntas de freguesia, conhecedoras das suas fragilidades, definir quais os horários, circuitos a adotar, etc, ou seja, cada freguesia ajustará e fará a gestão da viatura que lhe foi entregue.”
Este projeto, em parceria com as juntas de fre¬guesia, vem aumentar a mobilidade dos oliveiren¬ses de uma forma mais pessoal e personalizada, complementando as outras formas de transporte público já existentes e servirá de apoio à popula¬ção, nomeadamente à população sénior nas suas necessidades de deslocação.
Esta é mais uma medida inserida no projeto Mob-te+, que visa incentivar o uso regular de meios de transporte e a adoção de formas de mobilidade suaves, amigas do ambiente.
No final da cerimónia o presidente da câmara municipal fez referência ao facto de, em breve, ser necessário adquirir mais uma carrinha considerando a desagregação da atual união de freguesias de Nogueira do Cravo e Pindelo.