Albergue Municipal de Peregrinos foi inaugurado esta segunda-feira, e está agora ao dispor dos peregrinos.
O “Albergue do Apeadeiro”, com capacidade para 12 lugares e distribuído por dois pisos, está agora dotado de comodidades que permitirão aos ocupantes recuperarem do caminho com conforto e confraternizarem entre si.
A gestão desta nova valência ficará a cargo da Cruz Vermelha Portuguesa, delegação de Cucujães.
Na inauguração, o presidente da Câmara Municipal, Joaquim Jorge Ferreira, referiu que “este equipamento encontra-se agora refuncionalizado para servir a comunidade, mantendo a identidade de forma a que a estação se mantenha na memória coletiva dos cucujanenses”.
Aproveitou ainda para agradecer ao Dr Nuno Neves, representante da IP – Património ali presente, empresa que subconcessionou as instalações, reforçando ainda que, “só com esta cedência foi possível que esta obra fosse uma realidade para mudar a vida daquele espaço tão identitário para o território em que nos encontramos”.
No final da sua intervenção, fez questão de agradecer especialmente aos funcionários da câmara municipal que ali trabalharam com tanto afinco e dedicação.
Para Simão Godinho, presidente da Junta de Freguesia de Cucujães, “é um gesto que excede as palavras e se transformou num marco importante na comunidade”.
O projeto teve um investimento de cerca de 200 mil euros, dos quais um apoio comunitário de 139.055,47€. Projeto promovido pelo Município de Oliveira de Azeméis e co-financiado pela ADRITEM, no âmbito da Medida 10.2 do Leader| PDR 2020.
O Caminho de Santiago atravessa o município de Oliveira de Azeméis numa extensão total de cerca de 16km, desde a freguesia do Pinheiro da Bemposta, no extremo sul do concelho, até à freguesia de Cucujães. A nova infraestrutura municipal pretende apoiar os peregrinos de Fátima e de Santiago de Compostela que atravessam este território, cujo número tem vindo a aumentar substancialmente nos últimos anos.
O governo certificou o Caminho Português de Santiago Central – Porto e Norte, “pela sua importância patrimonial, histórica e cultural”. O caminho central atravessa 13 municípios e tem uma extensão de 177,8 Km’s.
Localização do albergue: https://maps.app.goo.gl/RFDthdezN1Hkn1mQ9
Contactos:
914 920 501
www.alberguedoapeadeiro.pt
[email protected]
Facebook / Instagram @alberguedoapeadeiro
Travessa da Estação do Caminho de Ferro - Vila de Cucujães
3720-914 Cucujães
Oliveira de Azemeis, Portugal