No âmbito do Plano de Ação da Operação Integrada do Território de Intervenção (PAOITI) da AMP Sul, promovido pela Associação de Municípios Terras de Santa Maria, a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis promoveu, na tarde de ontem (2 dezembro), na Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, uma sessão sobre a Estratégia Municipal de Saúde.
A elaboração das Estratégias Municipais de Saúde dos Municípios de Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira, São João da Madeira e Vale de Cambra, tem vindo a ser desenvolvida pela Escola Superior de Saúde Norte da Cruz Vermelha Portuguesa e tem como objetivo debater e coordenar as várias questões de saúde comuns aos referidos municípios.
Durante a sessão, foi destacado que a Escola Superior de Saúde desenvolveu um diagnóstico e identificou ações voltadas para promover a conhecimento e a informação em saúde. Além disso, serão implementadas ações dirigidas à população, que complementem os cuidados de saúde hospitalares e primários, capacitando os vários meios e equipas de Oliveira de Azeméis para um melhor desempenho na área da saúde.
O Presidente da Câmara Municipal, Joaquim Jorge, realçou que “a Estratégia Municipal de Saúde é um importante instrumento de apoio à gestão, não só sob o ponto de vista das orientações técnicas, mas também das orientações políticas para que possamos trabalhar nas melhores soluções, para melhorar a qualidade de vida das nossas pessoas e para melhorar realmente a saúde da nossa população”.