A Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis iniciou, no passado dia 05 de novembro, a obra de requalificação da Escola Cantina de São Martinho da Gândara.
Esta obra, enquadra-se numa candidatura ao PRR-PAOITI (Comunidades desfavorecidas) num valor total de investimento de cerca de 613.000€, cujo objetivo da câmara municipal é revitalizar cinco edifícios públicos em estado degradado e colocá-lo ao serviço da comunidade. Após reabilitação será implementado trabalho técnico específico direcionado para crianças e idosos.
O projeto de reabilitação destes cinco edifícios enquadra-se numa rota pelos cinco sentidos onde cada um dará o seu contributo para a sociedade oliveirense.
A requalificação da escola cantina, irá explorar o sentido do PALADAR, criando um centro de sabores tradicionais, com ensino da confeção de gastronomia do passado. O valor desta obra específica ronda os 400.000€.
Os cinco sentidos são explorados neste projeto, em articulação com outras candidaturas também no âmbito do PRR-PAOITI, sendo os restantes quatro:
AUDIÇÃO: através da requalificação da Escola de Santo António, em Ossela (Candidatura Gerações) com a recriação da sala de aulas do autor oliveirense Ferreira de Castro, para reprodução dos sons dos cenários privilegiados nos seus livros;
TATO: com a requalificação da Escola de Teamonde, em Carregosa (Candidatura Acolher com Afeto) com a criação de pequenas hortas comunitárias, onde os residentes e a comunidade podem contactar e trabalhar a terra;
VISÃO: requalificação do edifício do Sindicato dos Vidreiros do Norte de Portugal, em Bustelo, São Roque com exposição de espólio, registo fotográfico da identidade vidreira do Concelho e com a implementação de oficinas de fotografia;
OLFATO: Criação de jardim dos sentidos com ervas/plantas aromáticas e interpretação da flora presente, em Macinhata da Seixa.