No âmbito do projeto de reabilitação da superestrutura de via entre Oliveira de Azeméis e Sernada do Vouga, na Linha do Vouga, realizou-se ontem, dia 23 de outubro, um simulacro de um acidente ferroviário, no lugar do Curval, Pinheiro da Bemposta.
Este exercício, que consistiu na colisão entre o equipamento ferroviário (constituído por uma dresine e dois vagões de balastro) e uma viatura ligeira de passageiros, que atravessava a Passagem de Nível, foi uma parceria dos Serviços Municipais de Proteção Civil de Oliveira de Azeméis e Albergaria-a-Velha, Mota-Engil Railway, empresa responsável pela obra, que contou com a colaboração dos Bombeiros Voluntários de Oliveira de Azeméis e Albergaria-a-Velha, e GNR de Oliveira de Azeméis, no sentido de testar a resposta dos meios envolvidos no plano de emergência da obra.
Estiveram ainda presentes, a Infraestruturas de Portugal (Dono de Obra), empresa Consulgal – Consultores de Engenharia e Gestão, S.A. (Empresa de Fiscalização), elementos do executivo da Junta de Freguesia de Pinheiro da Bemposta, Travanca e Palmaz, e Junta de Freguesia da Branca, e do Município de Oliveira de Azeméis e Albergaria-a-Velha.
Finalizados os trabalhos de resgate, o simulacro terminou com a realização de “Debriefing”, com a intervenção de um representante de todos os intervenientes, para análise do mesmo