O Prémio Municipal de Cidadania 2023, instituído pela Assembleia Municipal de Oliveira de Azeméis, foi entregue ontem numa sessão solene no Auditório da ESAN– Escola Superior Aveiro Norte em Oliveira de Azeméis. O Prémio Cidadania visa reconhecer e distinguir práticas de cidadania que promovam o sentido de comunidade e que contribuam para a identidade do concelho.
Os nomeados para receber o prémio foram:
- Grupo Cesar Solidário
- António Luís Grifo
- Escola Livre de Azeméis
- Correio de Azeméis
- Grupo da Boa Vontade
- Casa Museu Regional de Oliveira de Azeméis
O prémio municipal de Cidadania 2023 foi atribuído ao Grupo Cesar Solidário – pelos valiosos serviços prestados à comunidade, relevados na oferta de duas ambulâncias à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Fajões, e a António Luís Grifo, pelos valiosos serviços prestados à comunidade, relevados no percurso de vida dedicada à causa pública e ao associativismo.
A cerimónia terminou com a intervenção do Presidente da Assembleia Municipal, Amaro Simões, que afirmou que “o Prémio Municipal de Cidadania representa para nós momentos altamente gratificantes, pois permite-nos descobrir, constatar e nomear o que de bom e positivo se vai concretizando ao longo de cada ano”. Terminou dizendo que “todos os que aqui estão são edificantes, meritórios e credores da nossa atenção, referência e congratulação, daí a dificuldade e a opção do júri em validar todas as candidaturas propostas, salientando não uma, mas duas, e a todas reconhecer como merecedoras da honrosa distinção municipal.”