A Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, lançou um concurso para a elaboração dos projetos de requalificação dos centros de saúde de Oliveira de Azeméis, Cesar, Cucujães, Nogueira do Cravo, Carregosa, Loureiro e Ossela, e também para a construção de uma nova unidade de saúde na freguesia do Pinheiro da Bemposta.
O concurso público, com valor estimado de 64.000€, enquadra-se no âmbito do processo de descentralização de competências na área da saúde, que transfere para os municípios responsabilidades na gestão de unidades de cuidados de saúde primários e no investimento de construção e equipamento. Para o Presidente da Câmara Municipal, Joaquim Jorge “Os cuidados de saúde primários são fundamentais para a nossa população. Disponibilizar aos profissionais e utentes espaços que reúnam as melhores condições, permite obter ganhos substanciais na saúde dos utentes.”.
As obras são financiadas no âmbito do PRR, nomeadamente na reforma dos cuidados de saúde primários, e tem como objetivo requalificar ou adaptar edifícios para aumentar a eficiência energética, cumprir planos de contingência e/ou assegurar a acessibilidade, a segurança e o conforto de utentes e profissionais.