Comunicado - Imigrantes em Oliveira de Azeméis

Data: 11/06/2024

Na sequência do comunicado da autoria do partido político Chega, que acusa a Câmara Municipal da prática de ilegalidades e de não prestar apoio aos imigrantes, vem a Câmara Municipal refutar tais acusações que são completamente falsas.

Não existem imigrantes a viverem em casas arrendadas pelos serviços sociais da Câmara Municipal, e os serviços da autarquia prestam apoio e acompanhamento aos imigrantes que escolhem o nosso concelho para viver, destacando abaixo a atuação dos seguintes serviços da Divisão Municipal de Ação Social:

- Gabinete de Inserção Profissional – GIP OAZ – trabalha em estreita articulação com o Serviço de Emprego e outros Serviços que se mostram essenciais à promoção da integração profissional, sendo um serviço que tem vindo cada vez mais a prestar apoio a imigrantes desempregados no seu percurso de inserção ou reinserção no mercado de trabalho neste concelho, dotando-os de informação e ferramentas que os ajude a singrar no mercado de trabalho local. Neste âmbito, desenvolvem-se ações de informação sobre as medidas ativas de emprego e formação, oportunidades de emprego e de formação, programas comunitários de apoio à mobilidade no emprego ou na formação, ações de apoio à procura de emprego e desenvolvimento da atitude empreendedora, ou a colocação destes desempregados em ofertas de emprego, entre outras. O GIP funciona no Arquivo Municipal em Oliveira de Azeméis, com atendimentos individuais às segundas, terças, quartas e sextas-feiras da parte da manhã da parte da tarde e quinta-feira com outras dinâmicas e serviços externos para dar resposta à empregabilidade do concelho.

- Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS) - Linha Apoios: sendo através deste serviço assegurado o devido atendimento e acompanhamento social, promovendo-se a integração das pessoas/famílias imigrantes, bem como desencadeando-se os apoios necessários, no sentido de colmatar as situações de carência económica que se nos apresentam, recorrendo às medidas de apoio existentes, bem como até ao acionamento do fundo de emergência existente para socorrer situações no imediato. É certo que o recurso de imigrantes aos serviços, nomeadamente ao SAAS (resposta de proximidade com atendimento em cada uma das freguesias) tem aumentado significativamente bem como os apoios concedidos, no sentido de potenciar a melhoria das suas condições de vida e de integração social.

A Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, atua no estrito e rigoroso cumprimento da lei, pelo que vem pelo presente esclarecimento repudiar as informações falsas que foram veiculadas.