Em 1997, saiu à rua o primeiro desfile etnográfico que deu início à primeira edição do Mercado à Moda antiga que, naquela altura, acontecia na praça José da Costa e era organizado pelo Grupo Folclórico de Cidacos.
O evento, que conta hoje com 25 edições, foi inicialmente criado pelo Grupo Recreativo, Associativo e Cultural de Cidacos, sendo hoje o maior evento cultural da região – O Mercado à Moda Antiga.
Em 2024, a câmara municipal desafiou as associações participantes do evento a retomar o desfile de trajes, ao qual obteve uma grande adesão. Assim, este sábado, pelas 10h55m, sairá junto à Igreja matriz, o desfile que iniciará a abertura oficial do evento.
A Câmara Municipal pretende manter a recriação histórica vivida no final do séc. XIX e início do séc. XX, a sua identidade e uma representação fiel da ruralidade daqueles tempos.
O Mercado à Moda Antiga de Oliveira de Azeméis é um projeto cultural nascido em 1997 pela iniciativa do Grupo Recreativo, Associativo e Cultural de Cidacos, coletividade fundada em 1972. Desde a primeira edição contou com a parceria da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis que em 2014 assumiu em pleno a sua organização tendo como parceiro a Federação das Associações do Município de Oliveira de Azeméis (FAMOA).