A Câmara Municipal lançou, no final de março, um concurso público para criação do Centro Interpretativo das Minas do Pintor, em Nogueira do Cravo.
Este projeto visa requalificar o local onde, em tempos funcionou um complexo mineiro de exploração de arsénio.
O concurso de ideias encontra-se aberto até ao dia 17 de maio, data em que termina o prazo para a receção de propostas.
O concurso prevê um prémio para o vencedor da ideia no valor de 10 000€ (dez mil euros), com execução de projeto no valor de 90 000€ (noventa mil euros).
Os interessados poderão consultar o anúncio do procedimento nº 4905/2024, publicado na II Série, Parte L, do Diário da República de 20 de março de 2024 (nº57) ou em www.acingov.pt.
Este projeto da criação de um Centro Interpretativo das Minas do Pintor faz parte e um projeto maior: o da requalificação de todo aquele local, que não só passa pela criação deste centro interpretativo, mas também pela descontaminação dos solos daquele local, cujo estudo está a ser desenvolvido pela EDM – Empresa de Desenvolvimento Mineiro, SA.
As Minas do Pintor são parte da história de um território, que teve a sua importância para a população, e que, pelos seus elementos arquitetónicos chaminés industriais em alvenaria de pedra, se transformou em algo único na Península Ibérica. Com a construção deste complexo, o concelho será potenciado turisticamente.
Reconhecendo-se a importância da criação desta resposta, pretende-se dotar o espaço com novos fatores de atração, preservando a sua identidade e dando a conhecer a história e a sua memória coletiva.
O programa funcional inclui a criação de espaços e valências, tais como: anfiteatro natural ao ar livre multifuncional, centro interpretativo das Minas do Pintor (espaço museológico), recriação da Torre do Elevador, criação de percursos explorativos, interpretativo e ainda de prática/manutenção desportiva, cafetaria, zona de estacionamento, instalações sanitárias e ainda a criação de estrutura arbórea e/ou espaços verdes.