No passado dia 25 de abril foi celebrado um marco significativo na história de Portugal: os 50 anos do 25 de abril, um momento crucial que marcou o fim da ditadura e o início de uma nova era de liberdade, democracia e justiça social.
Na cerimónia, que contou com o habitual hastear de bandeiras, milha concelhia, assembleia municipal temática, e com um filme e concerto comemorativo, o Presidente da Câmara Municipal, Joaquim Jorge Ferreira salientou “uma data que pôs fim a uma longa ditadura de partido único, e de um homem só. Uma ditadura que isolou o País da evolução sociocultural, económica e política, que o mundo vivia”.
Já na sessão solene da assembleia municipal dedicada especialmente ao 25 de abril, o Presidente da Assembleia Municipal, Amaro Simões, agradeceu a contribuição dos Grupos Municipais – PS, PSD, CDS, Chega e BE, da Associação 25 de Abril, da Presidente da Assembleia Municipal Jovem, do Presidente da Câmara Municipal, Vereador/Coordenador das Comemorações e Vereadora, ambos na área da Cultura. Fez ainda um reconhecimento muito especial ao Grupo Coral da Universidade Sénior, à Orquestra de Sopros da Academia de Música, aos colaboradores do município, bem como aos cinco Agrupamentos de Escolas e ao “Correio de Azeméis”, por terem aceite o desafio de estar presentes nesta assembleia.
O programa das comemorações dos 50 anos do 25 de abril é dinâmico e decorre ao longo de todo o ano, estando em constante atualização, sendo por isso importante consultar regularmente o separador no site da CMOAZ, dedicado a este evento, para estar a par de todas as atividades que serão ainda realizadas.
Esta data relembra a valorização dos sacrifícios e conquistas daqueles que lutaram pela liberdade e pela democracia.
Que o espírito de abril continue a inspirar-nos a construir um país mais justo, inclusivo e solidário para todos os cidadãos.
Viva o 25 de Abril!