A Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, em parceria com a E-REDES, procedeu à instalação, durante o ano de 2023, de 1.693 luminárias LED em todas as freguesias do concelho. Esta medida proporcionou uma poupança de consumos de energia elétrica de cerca de 343 MWh/ano e uma redução de emissões CO2 de cerca de 28 toneladas.
Já no ano de 2022 haviam sido instaladas 2.002 luminárias LED que levaram a uma poupança anual de consumos na ordem dos 264 MWh e uma redução de emissões CO2 de cerca de 61 toneladas.
Segundo o Presidente da Câmara Joaquim Jorge “este é um trajeto que vimos seguindo desde que assumimos funções, tendo sido mudadas para tecnologia LED, nos últimos anos, muitos milhares de luminárias.”
Salienta ainda que “esta estratégia tem permitido gerar uma poupança substancial de consumos de energia elétrica, enquanto dotamos o concelho de melhor e mais eficiente iluminação pública e sobretudo ajudamos o meio ambiente. Esta é uma estratégia que vamos continuar em 2024 e que vamos prosseguir até o concelho de Oliveira de Azeméis ter cobertura a 100% de iluminação pública com tecnologia LED.”