No âmbito das atividades que antecedem a Jornada Mundial da Juventude 2023, a decorrer em Lisboa de 1 a 6 de Agosto, Oliveira de Azeméis associou-se a esta efeméride através da plantação de 4 Oliveiras junto ao escadório do Santuário de Nossa Senhora de La Salette.
A iniciativa contou com a participação de jovens oliveirenses, nomeadamente o Grupo "Oliveirinhas" (Grupo da Infância e Adolescência Missionária) e, sob o repto de um desafio mundial lançado pela JMJ em parceria com a Global Tree Initiative (GTI), pretendeu alertar para a importância da biodiversidade e para as alterações climáticas, sensibilizando para os seus efeitos.
Esta ação enquadra-se no espírito que o Papa Francisco invocou na sua encíclica Laudato Si´, a propósito de Francisco de Assis como exemplo da preocupação por uma ecologia integral, vivida com alegria e autenticidade, tendo presente que “o meio ambiente é um bem coletivo, património de toda a humanidade e responsabilidade de todos” (LS 95).
Em suma, a JMJ 2023 pretendeu compensar, com esta iniciativa, parte da pegada ambiental gerada por todas as atividades que envolvem esta organização.