A turma Técnico Restaurante e Bar do 11.º ano da Escola Secundária Soares Basto foi uma das vencedoras municipais das Olimpíadas de Educação Financeira, realizadas no âmbito do projeto educativo “Por Tua Conta”. A competição digital contou com alunos do Ensino Profissional de toda a Área Metropolitana do Porto.
Planeamento e gestão do orçamento familiar, produtos financeiros básicos, direitos e deveres dos consumidores ou prevenção da fraude foram alguns dos temas das questões lançadas às turmas do “Por Tua Conta”, durante as Olimpíadas de Educação Financeira. O desafio, disponibilizado online, a mais de mil alunos, passou por responder corretamente ao máximo de perguntas, no menor tempo possível, gerando um momento de aprendizagem e de saudável competição interturmas.
Com a melhor pontuação entre todas as turmas participantes de Oliveira de Azeméis, a turma Técnico Restaurante e Bar do 11.º ano da Escola Secundária Soares Basto sagrou-se vencedora municipal, na primeira edição desta competição, que envolveu exclusivamente estudantes do Ensino Profissional.
Criado pela Fundação Dr. António Cupertino de Miranda (Porto) e implementado em Oliveira de Azeméis numa parceria com a Área Metropolitana do Porto, o “Por Tua Conta” é um projeto educativo que tem como objetivo preparar os estudantes do Ensino Profissional para a entrada no mercado de trabalho, através da promoção da literacia financeira. Com conteúdos e atividades práticas, o programa visa a melhoria de conhecimentos, competências e comportamentos face ao dinheiro, contribuindo igualmente para a formação de futuros consumidores mais informados e conscientes.
O “Por Tua Conta” abrange 41 escolas e 29 cursos da Área Metropolitana do Porto. No total, 1.200 alunos têm acesso a uma plataforma digital com conteúdos, jogos e vídeos que seguem o Referencial de Educação Financeira e contam com a revisão científica da Faculdade de Economia da Universidade do Porto. Os professores envolvidos têm à disposição planos de aula e ações de formação que facilitam a implementação do projeto, seguindo o ritmo dos seus alunos.
Pela primeira vez, as turmas do “Por Tua Conta” tiveram também acesso às Olimpíadas de Educação Financeira. Contudo, a competição interturmas realiza-se, há vários anos consecutivos, no âmbito do “No Poupar Está o Ganho”. Igualmente dedicado à educação financeira e promovido pela Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, este projeto já envolveu mais de 70 mil alunos do Pré-escolar ao Ensino Secundário.