O hospital de S. Miguel disponibiliza desde o passado dia 23 de setembro, consultas da especialidade de Gastrenterologia pelo que os utentes provenientes do concelho de Oliveira de Azeméis deixarão de se deslocar ao hospital de S. Sebastião em Santa Maria da Feira.
“Esta é uma excelente notícia para o concelho garantindo aos oliveirenses um serviço mais próximo e rápido, com menores custos”, afirma o presidente da Câmara Municipal, Joaquim Jorge.
Com a entrada em funcionamento da nova especialidade, que ocorre pela primeira vez na história do hospital de S. Miguel, o Centro Hospitalar de Entre Douro e Vouga (CHEDV), a que pertence a unidade de saúde oliveirense, melhora a acessibilidade dos utentes a uma especialidade que tem registado um significativo aumento na procura.
No ano passado, o CHEDV realizou 648 consultas da especialidade de Gastrenterologia a utentes provenientes do Concelho de Oliveira de Azeméis, tendo aumentado 76% (279) face a 2020, ano em que a pandemia da Covid-19 criou constrangimentos nos hospitais, e de 80% (287), comparado com 2019, período pré-covid.
Para Ricardo Veloso, diretor do Serviço de Gastrenterologia, "a abertura da nossa especialidade em Oliveira de Azeméis servirá não apenas para dinamizar a estrutura desse hospital integrado no CHEDV mas, especialmente, proporcionar aos doentes um acesso mais próximo e humanizado à nossa especialidade”.
Esta medida integra a estratégia seguida pelo CHEDV de “aproximação dos cuidados às pessoas que deles precisam”, refere o Presidente do Conselho de Administração do CHEDV, Miguel Paiva, lembrando que “temos promovido a valorização da carteira de serviços de ambulatório no Hospital de Oliveira de Azeméis como foi o caso da integração da Oncologia Médica e da Reumatologia”, duas especialidades que nunca haviam estado disponíveis naquela unidade.
A nova especialidade junta-se às especialidades já existentes no hospital de S. Miguel: Anestesiologia, Cardiologia, Cuidados Paliativos, Ginecologia, Medicina Interna, Neonatologia, Neurologia, Oncologia Médica, Pediatria, Pneumologia e Reumatologia.