A Noite Branca está à porta com preocupações ambientais decorrentes da sua classificação como eco evento.
A triagem dos resíduos é uma das medidas a implementar pelo que a autarquia apela a todos os participantes no evento para fazerem a “correta triagem dos seus resíduos” utilizando, para tal, os sacos/ecopontos coloridos que serão fornecidos pela ERSUC.
No final do evento os utilizadores deverão depositar os sacos nos pontos indicados para o efeito pois só assim, segundo a autarquia, será feita a “adequada gestão dos resíduos das embalagens produzidos durante o evento”.
Na sequência dos resíduos de embalagem entregues, contabilizados para o efeito, a ERSUC garantirá o seu envio para reciclagem premiando o desempenho ambiental em função das quantias devolvidas.
Em função da quantidade entregue, parte da receita da reciclagem poderá reverter para projetos sociais ou para a melhoria das condições ambientais de cada localidade.
A autarquia de Oliveira de Azeméis pretende, também, que os visitantes da Noite Branca não atirem as pontas de cigarro para o chão utilizando, para o efeito, os cinzeiros disponíveis na via pública.