Marcada para o dia 17 de setembro, a Noite Branca de Oliveira de Azeméis é, pela segunda vez, classificada como eco evento tendo como parceira a ERSUC – Resíduos Sólidos do Centro.
O objetivo estratégico da Câmara Municipal é tornar a Noite Branca um evento com bons exemplos ambientais procurando que as associações participantes e o público adotem comportamentos ambientais adequados e sustentáveis.
Para atingir esse objetivo será garantida a triagem e a recolha seletiva das embalagens utilizadas durante o evento embora seja intenção do executivo municipal ir mais longe através da implementação de outras medidas em diversas áreas.
“Além do seu caráter lúdico e divertido, queremos que a Noite Branca seja marcada por preocupações ambientais pelo que serão desenvolvidas algumas ações de sensibilização apelando a condutas responsáveis sendo fundamental que todos os intervenientes se envolvam nesta tarefa”, afirma o presidente da autarquia, Joaquim Jorge.
São várias as medidas a implementar desde a entrega às associações participantes de sacos para a triagem dos resíduos à colocação de ecopontos em toda a área do evento e de cinzeiros em locais apropriados.
No que se refere ao consumo de água a ideia é incentivar o consumo de água não engarrafada que passará pela disponibilização, por parte da empresa INDAQUA, de dispensadores de água e de aguadeiros pelo recinto, reduzindo a produção de resíduos de plástico.
Outras áreas onde se procurará valorizar a vertente ambiental serão a mobilidade e o transporte público das pessoas para o recinto, a ser assegurado pelo comboio turístico, diminuindo o número de veículos a circular pela cidade e a emissão de dióxido de carbono (CO2).
Além do uso de meios de transporte menos poluentes e da partilha de veículos, a organização apela ainda aos participantes para a utilização de equipamentos energeticamente eficientes e para o uso racional da energia elétrica.