A Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis inaugurou a escultura “Rosa-Flor Mulher”, uma obra do escultor João Marques.
A escultura, instalada na área contígua ao Largo da República, foi doada pelo autor no âmbito da sua participação na edição de 2019 do evento “Entr’Artes”.
Trata-se de uma peça executada em granito amarelo vermelho e metal reciclado polido e envernizado. Para o artista, a escultura pretende ser uma homenagem à Mulher realçando as suas facetas de mãe, protetora, companheira e lutadora.
“É uma homenagem e o agradecimento a todas as mulheres a quem devemos muito por serem a essência da Natureza e da Vida”, referiu João Marques.
O presidente da Câmara, Joaquim Jorge, agradeceu a “generosidade” do escultor em doar a peça ao município e sublinhou a qualidade artística do seu trabalho.
Realçando o seu talento e a sua criatividade, o autarca mostrou vontade de replicar o autor pela cidade e pelo concelho através de outras obras ajudando na decoração do espaço público e na transmissão de mensagens ao público.
O artista é natural do concelho de S. Pedro do Sul, distrito de Viseu, tendo na Mãe Natureza e, consequentemente na Mulher, a sua inspiração.
Participou em inúmeras exposições em Portugal tendo obras espalhadas por várias zonas do país e no estrangeiro.