O secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos, elogiou os empresários de Oliveira de Azeméis na terceira deslocação que fez ao distrito de Aveiro, desta vez para inaugurar a nova fábrica de calçado do grupo holandês “Nimco International”.
“O país tem em Oliveira de Azeméis um tecido industrial irrequieto e ambicioso respondendo a mercados altamente exigentes”, afirmou o membro do governo depois de ter contactado com as empresas “Simoldes”, “Silampos” e “Cheto Corporation”.
“Os empresários oliveirenses são uns sortudos porque têm na câmara de Oliveira de Azeméis um parceiro importante apostado em ajudar e fazer crescer as empresas”, observou.
Falando nas novas instalações fabris da “Nimco Portugal”, na zona industrial de Cesar, João Vasconcelos vincou a aposta que tem sido feito para aumentar o emprego e o crescimento, proporcionando à indústria os instrumentos financeiros adequados para que os empresários aproveitem as oportunidades.
O secretário de Estado destacou a importância daquilo a que chamou a “quarta revolução industrial, a indústria 4.0” ligada às tecnologias digitais e ao comércio eletrónico, no âmbito da qual a indústria portuguesa já tem alguns exemplos e poderá beneficiar, em grande escala, com o “saber-fazer” português.
A capacidade de Oliveira de Azeméis de produzir, inovar, empreender e “fazer bem e diferente” dominou também o discurso do presidente da autarquia, Hermínio Loureiro.
“Temos em Oliveira de Azeméis bons empresários, boas indústrias mas também bons trabalhadores, o que nos orgulha e nos faz respirar confiança no presente e ter esperança no futuro, continuando a crescer de forma sustentada”, disse.
O autarca lembrou que o concelho está no “top 20 nacional em termos de exportações”, frisando que “continuamos ao lado dos empresários e dos agentes educativos para aumentarmos a nossa competitividade”.
A nova unidade da “Nimco Portugal” é a segunda fábrica de calçado a ser inaugurada no concelho desde o início do ano “mostrando que o município é um contribuidor importante na estratégia e no desenvolvimento económico do país”.
A inauguração do investimento holandês, no valor de um milhão de euros, “é um bom exemplo de inovação que acrescenta mais valor acrescentado, procurando novos mercados e aumentando a capacidade exportadora de Oliveira de Azeméis”, disse Hermínio Loureiro que se congratulou com a criação de uma secretaria de Estado da Indústria.
Desde 1997 a operar em Portugal, com a produção anterior centrada em São João da Madeira até à sua transferência agora para Oliveira de Azeméis por razões de “constrangimentos de espaço e necessidade de crescer”, o grupo holandês fundiu, em 2010, a “Nimco Orthopaedics” e a “Fits All” numa única empresa e lançou a marca “Nimco Made4you”. A “Nimco Portugal” emprega 130 trabalhadores e é a única unidade de produção de calçado ortopédico e customizado que o grupo detém na Europa.
Em 2015 a unidade portuguesa teve um volume de negócios de cinco milhões de euros e este ano espera atingir um crescimento de 20% na produção e na faturação.
Segundo Olav Toornend, responsável operacional da “Nimco Portugal”, a transferência das instalações para Oliveira de Azeméis permitirá à empresa continuar a “tirar partido do saber-fazer” dos operários do setor do calçado português.
Na presença do presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis o secretário de estado da Indústria, João...
Publicado por Azeméis é Vida em Sexta-feira, 19 de Fevereiro de 2016