Está a decorrer entre hoje e amanhã, no hotel Dighton, em Oliveira de Azeméis, a reunião de um grupo de trabalho, no âmbito do projeto europeu «Happy Home Wallet».
A iniciativa pretende reunir os parceiros de nove países europeus, juntamente com associações locais, municipais e instituições de educação para discutir, partilhar e aprender mais sobre cada país e cultura, no que diz respeito ao «reduzir para poupar».
O «Happy Home Wallet» tem como objetivo ativar parcerias dedicadas à promoção de uma estratégia de «desperdício zero», através da aquisição de competências na economia, sustentabilidade ambiental e gestão adequada dos recursos económicos das famílias.
O projeto versa ainda sobre a sensibilização dos mais jovens para a política dos quatro R’s: reciclar, reduzir, recuperar e reutilizar.
Durantes os dois dias vão estar reunidos na cidade parceiros da Itália, Turquia, França, República Checa, Polónia, Eslováquia, Hungria e Suíça.
«Estamos todos expectantes para os resultados que surgirão deste Encontro e desta que é uma temática muito importante como o desperdício zero», afirmou o presidente da autarquia, Hermínio Loureiro, na abertura dos trabalhos.
«Este projeto dá-nos a possibilidade de conhecer novas ideias, de mudar comportamentos e sermos capazes de agir», referiu Isidro Figueiredo, vereador do município.
De acordo com o responsável, «vai ser através da realização de workshops transnacionais e nacionais, realizados por especialistas em cada tema, que vamos aprender e encontrar novas abordagens para desenvolver melhor o orçamento familiar sob um conjunto de novas perspetivas, relacionadas com a reutilização, a poupança, a sustentabilidade ambiental, levando em consideração aspetos sociais, económicos e culturais».