Oriundos dos arquipélagos da Madeira e dos Açores e do norte a sul do continente, mais de cinco mil alunos festejaram hoje, em Oliveira de Azeméis, o «Dia Bandeiras Verdes 2011», uma iniciativa da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE).
Durante três horas o pavilhão Dr. Salvador Machado transformou-se numa «mancha verde» com a entrega de 1209 bandeiras às escolas que mais se distinguiram, no último ano lectivo, no seu desempenho ambiental e na sensibilização da comunidade para a adopção de comportamentos sustentáveis.
Segundo o presidente da ABAE, José Archer, o programa Eco-Escolas tem contribuído para uma nova consciência ambiental e para a mudança de comportamentos desde que foi implementado em 1996.
«Ao fim de 15 anos conseguimos criar uma nova geração, mais consciente, mais participativa e com mais responsabilidade», afirmou o dirigente da ABAE na abertura do evento.
«O projecto mudou a escola ajudando a completar a formação dos jovens e tornando-os mais activos», disse José Archer, considerando «muito positivo» o balanço de 15 anos do programa da Foundation for Environmental Education.
«É bom distinguirmos quem se destacou porque é uma forma de estimularmos os outros», afirmou, por seu lado, o presidente da autarquia de Oliveira de Azeméis, Hermínio Loureiro.
«O município tem vindo a estudar as melhores práticas ambientais e a trabalhar nos últimos anos com a comunidade escolar para a alteração de hábitos», observou o autarca, alertando para a importância das parcerias porque «ninguém sozinho consegue melhorar os níveis de sustentabilidade».
Hermínio Loureiro lembrou que «em Oliveira de Azeméis se trabalha em parceria com a comunidade escolar, as juntas de freguesias e a comunidade empresarial» e que «são vários os projectos ambientais em curso».
«É fundamental que toda a comunidade seja proactiva nas áreas da Educação e do Ambiente», disse, considerando o programa Eco-escolas «um projecto estratégico para um país que se quer moderno e desenvolvido».
O município de Oliveira de Azeméis, com 16 bandeiras verdes, foi um dos concelhos distinguidos com mais galardões em 2011. O evento, apoiado pela autarquia, abriu com uma eco-mostra, constituída por actividades no âmbito da educação ambiental.
A organização premiou ainda as escolas com os melhores trabalhos nas actividades eco-escolas: Brigada Verde, Escola da Energia, Geração Depositrão e Poster Eco-Código.
A edição 2011 do Dia Bandeiras Verdes registou a inscrição de 1515 escolas, das quais 80% (1209) foram distinguidas com o galardão da Associação Bandeira Azul da Europa.
Quinze anos após a sua implantação em Portugal, o Programa Eco-Escolas está hoje difundido em 77% dos municípios do país, envolvendo cerca de 25% das escolas públicas do ensino pré-escolar ao secundário, estabelecimentos privados e ensino superior.
No primeiro ano, em 1996, aderiram à iniciativa 124 escolas de 58 municípios tendo sido distinguidas 30 estabelecimentos de ensino.
A partir desse ano, o projecto tem registado a adesão crescente de escolas e municípios de todo o país revelando, segundo a organização, «o reconhecimento da administração local do impacto deste programa na mudança de comportamentos na comunidade».
O Programa Eco-Escolas iniciou-se em 1994 na Dinamarca, Alemanha, Grécia e Reino Unido reunindo hoje à sua volta cerca de 40 mil escolas de 55 países.
Escolas premiadas do concelho de Oliveira de Azeméis
- EB 2,3 D. Frei Caetano Brandão
- EB 2,3 Comendador Ângelo Azevedo
- EB 2,3 Dr. José Pereira Tavares
- Agrupamento Bento Carqueja
- Jardim de infância de Nogueira do Cravo
- Jardim de infância de Bustelo
- Jardim de infância de São Roque
- EB1 Maria Godinho
- EB1 de Bustelo
- EB1 Prof. Elvira F. Dias
- EB1 de São Roque
- EB!/JI Largo da Feira
- EB e secundária de Fajões
- EB1/JI de Macieira de Sarnes
- EB1 de Cesar nº 1
- EB1 de Casal Marinho