«Diz-me o que comes…» foi o tema escolhido pelo jardim-de-infância de Vermoim, na freguesia de Ossela, com o intuito de reunir pais e filhos para uma tertúlia saudável.
«Esta é uma oportunidade para esclarecer algumas dúvidas e recolher alguma informação sobre comportamentos saudáveis», afirmou o vereador responsável pelo pelouro da educação.
De acordo com Isidro Figueiredo, «é importante conhecer as necessidades da escola e das crianças e ir ao seu encontro em todo o processo de crescimento de ambos».
Diante de uma plateia composta maioritariamente por encarregados de educação, a nutricionista convidada e colaboradora da empresa de restauração Uniself, referiu que «uma alimentação saudável deve assentar em três pontos fundamentais como o equilíbrio, a variedade e a adequação».
Segundo Laura Nobrega, «a alimentação constitui um pilar da vida sendo a idade pré-escolar a ideal para a aquisição de hábitos alimentares saudáveis».
«Ao longo da vida, as necessidades nutricionais modificam-se e sofrem alterações, de acordo com a nossa idade, estilo de vida e metabolismo», disse, acrescentando que «a escola e os pais têm um papel fundamental na instrução dos comportamentos alimentares».
A ação de sensibilização para pais e encarregados de educação aconteceu no âmbito do plano de educação ambiental para a sustentabilidade, numa perspetiva de educação que promova comportamentos alimentares saudáveis nas crianças.
O Plano de Educação Ambiental para a Sustentabilidade pretende privilegiar os métodos ativos e experienciais que favoreçam não só a construção de conceitos globalizantes e estruturantes, mas também o desenvolvimento de atitudes e comportamentos dentro de um quadro de valores consonantes com os objetivos da Educação Ambiental.