As margens do rio Caima, na freguesia de Palmaz, foram, uma vez mais, o local escolhido para a realização da «Jornada de Controlo de Plantas Invasoras», em regime de voluntariado.
O campo de trabalho, promovido pela Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, contou com a participação de duas dezenas de alunos do ATL da Misericórdia de Cucujães.
Os jovens participantes tiveram acesso a ferramentas de trabalho essenciais para, através do arranque e descasque se acácias e mimosas, efetuarem o controlo das plantas invasoras.
De acordo com a organização da Jornada «esta é uma oportunidade para promover o contacto dos jovens com um espaço natural e incentivar o crescimento de espécies autóctones e entender a importância da biodiversidade».
As margens do rio Caima são uma zona caracterizada pela floresta, dominada por espécies de carácter infestante, entre elas a acácia, e por áreas de produção de eucalipto.
A área contém também vegetação ripícola ao longo das margens e uma mancha de folhosas autóctones, com predominância para o carvalho-alvarinho, com árvores de porte significativo.