A Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis associa-se à nona edição da Hora do Planeta que vai correr o mundo, às 20h30, hora local no sábado, 28 março.
Quando a Hora do Planeta se fizer chegar aos seis continentes e a vinte e quatro fusos horários do globo vai unificar a comunidade mundial por via de ações individuais contra as alterações climáticas.
"As alterações climáticas não são apenas uma questão de uma hora, é uma questão de toda uma geração", disse Sudhanshu Sarronwala, Presidente, Conselho de Administração, a Hora do Planeta Global. "A Hora do Planeta é um movimento mais duradouro das de todo o mundo voltado para as questões climáticas. As luzes podem apagar-se apenas por uma hora, mas as ações de milhões ao longo do ano é que irão inspirar as soluções necessárias para mudar as alterações climáticas."
A Hora do Planeta é uma iniciativa global ambiental em parceria com a WWF . Indivíduos, empresas, governos e comunidades são convidados a desligarem as suas luzes durante uma hora para mostrarem o seu apoio à ação ambientalmente sustentável. Como uma das primeiras campanhas acerca das alterações climáticas, a Hora do Planeta tem crescido a partir de um evento simbólico numa única cidade para o maior movimento do mundo em defesa do ambiente. A Hora do Planeta em 2014 chegou a 162 países e territórios, a mais de 7000 cidades e vilas.
Em Portugal, tal como o municipio de Oliveira de Azeméis, aderiram mais 90 municipios e centenas de monumentos emblemáticos nacionais ficaram às escuras, como a Ponte 25 de Abril, o Mosteiro dos Jerónimos, o Cristo Rei, em Lisboa e o Convento de Cristo, em Tomar.
Em 2015, a Hora do Planeta pretende aproveitar o poder dos seus milhões de adeptos em todo o mundo para mudar as alterações climáticas.
A WWF é uma das maiores e mais respeitadas organizações independentes de conservação do mundo, com quase cinco milhões de apoiantes e uma rede global ativa em mais de 100 países.
A missão da WWF é travar a degradação do ambiente natural do planeta e construir um futuro no qual os seres humanos vivam em harmonia com a natureza, pela conservação da diversidade biológica do mundo, garantindo que a utilização dos recursos naturais renováveis seja sustentável e promovendo a redução da poluição e do desperdício.
Mais informações aqui.