O Jardim-de-Infância de Vermoim, na freguesia de Ossela, concelho de Oliveira de Azeméis ganhou o concurso «Com o Pingote a experimentar...vais ganhar!», promovido pela Câmara Municipal.
A iniciativa teve como objectivo fomentar o interesse das crianças para o conhecimento do ciclo da água e introduzir mudanças de comportamento na comunidade escolar.
O projecto pretendeu ainda reforçar as competências pedagógicas e científicas de professores e alunos através de ferramentas que promovam a educação ambiental e sensibilizem as crianças para a importância vital da água.
O concurso, que contou com a participação de quatro jardins-de-infância do concelho, envolveu a criação de uma campanha de sensibilização para a poupança da água.
A escola premiada desenvolveu um desdobrável que alerta para a necessidade de preservar e poupar água com gestos simples como o de fechar a torneira enquanto se escovam os dentes ou a reutilização da água da chuva.
O trabalho desenvolvido resultou na atribuição de uma visita guiada ao Centro de Educação Ambiental das Águas do Douro e Paiva bem como a participação na acção de educação ambiental «Vem ser cientista com o Topas».
A avaliação dos trabalhos envolveu critérios como a clareza, a originalidade, a utilidade da informação e o rigor dos dados.
O concurso foi promovido no âmbito do projecto «Laboratório Pingote», uma estrutura itinerante junto das escolas que procura sensibilizar as crianças para boas práticas ambientais associadas à utilização da água.