No Dia da Floresta Autóctone, a Câmara de Oliveira de Azeméis distribuiu «kits de sementeira» às escolas básicas e jardins-de-infância das freguesias de Palmaz e Ossela.
«A escolha destas freguesias deve-se ao facto de apresentarem uma mancha florestal significativa e serem banhadas pelo rio Caima», afirmou o presidente da autarquia.
Para Hermínio Loureiro, «a comemoração deste dia pretende realçar a importância económica e ambiental da conservação das florestas naturais e a necessidade de as proteger».
As primeiras a receber o «kit de sementeira» foram as crianças do jardim-de infância e escola EB1 de Palmaz seguindo-se a escola básica de Selores e o jardim-de-infância de Vermoim, ambos na freguesia de Ossela.
O presidente da autarquia aproveitou a visita para sensibilizar as crianças para a preservação das espécies.
«Precisamos da vossa ajuda para manter a floresta viva para que possamos ter uma melhor qualidade de vida», disse sublinhando que «os materiais vegetais e substratos presentes no kit foram recolhidos na freguesia de Palmaz».
Segundo o vereador da educação, Isidro Figueiredo, «o papel da autarquia passa por transmitir a estas idades a importância da preservação das espécies autóctones».
«Trata-se de espécies que se encontram melhor adaptadas às condições climáticas do nosso território, sendo mais resistentes», explicou.
O kit distribuído é composto por um folheto de apresentação e outro de instruções para a realização da sementeira, etiquetas de identificação, bilhete de identidade da espécie, lote de sementes de carvalho Alvarinho, terra vegetal, estacas de madeira, recipientes para a sementeira e o livro «Conhecer as árvores... compreender a floresta», da Autoridade Florestal Nacional.