A Câmara de Oliveira de Azeméis devolveu esta tarde um búteo (águia de asa redonda) à Natureza após ter sido restabelecido no Centro de Recuperação de Animais Selvagens do Parque Biológico de Gaia.
A ação teve a colaboração do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA)
do Destacamento Territorial de Oliveira de Azeméis da Guarda Nacional Republicana e foi presenciada por cerca de seis dezenas e meia de alunos da EB1 e jardim-de-infância de Lações.
Antes da devolução da águia à vida selvagem e num momento de sensibilização ambiental, as crianças tiveram a oportunidade de ouvir Hugo Oliveira, zootécnico do Parque Biológico de Gaia, falar sobre a importância da preservação e recuperação das espécies animais.
Os mais pequenos ficaram também a saber como são recolhidas as aves debilitadas pelo SEPNA da GNR de Oliveira de Azeméis antes de serem enviadas para o Parque Biológico de Gaia onde são recuperadas.
O búteo, com menos de um ano de vida, foi capturado no concelho há cerca de três meses em estado debilitado tendo sido avaliado e estabilizado no Parque Biológico de Gaia.
A devolução da águia à Natureza, que integrou a celebração do Dia Mundial do Animal, foi efetuada pela vereadora do ambiente, Ana Filipa Oliveira, tendo decorrido no parque de La Salette.