As comemorações do Dia Mundial da Árvore vão ser assinaladas em Oliveira de Azeméis com a oferta de uma árvore autóctone a todos os estabelecimentos de ensino desde o ensino pré-primário ao ensino superior, gesto que será também extensível aos colaboradores da autarquia que manifestem interesse em assinalar a data.
Para tanto, a partir de hoje a autarquia tem disponível para cada colaborador uma árvore (medronheiro) que poderá ser levantada no Núcleo de Competências Ambiente e Conservação da Natureza.
“Este é um gesto simples mas com grande significado convidando todos os colaboradores a contribuir para a preservação e conservação do importante recurso natural que é a floresta”, afirma o presidente da autarquia, Joaquim Jorge.
A plantação das árvores será monitorizada devendo cada funcionário indicar o local onde plantará a árvore de forma a esta ser supervisionada uma vez que as comemorações estão integradas no projeto “Futuro – 100 mil árvores”, um programa destinado a criar e manter florestas urbanas nativas na Área Metropolitana do Porto, em quantidade e qualidade.