A mancha florestal do concelho beneficiou da requalificação de pontos de água e a construção de novas estruturas de apoio à prevenção de incêndios florestais.
A intervenção potencia a funcionalidade de toda a rede de defesa da floresta contra incêndios reforçando e operacionalizando a Rede de Pontos de Água (RPA) que permitirá auxiliar as equipas operacionais de combate aos incêndios nos momentos cruciais e de grande preocupação de todos.
Foram intervencionados cinco pontos de água, localizados em pontos estratégicos sob o ponto de vista da defesa contra incêndios.
Para Joaquim Jorge “é um investimento crucial para colocar em marcha as ações delineadas na prevenção e combate aos fogos florestais. Foram investidos mais de 100.000 euros que compreenderam as equipas de operacionais, o aumento da capacidade de reserva de estruturas (minhoteira e pedregulhal) e compreenderá a instalação de um depósito na freguesia de Fajões, para utilização em situações de emergência por meios aéreos ou terrestres”.
O investimento possibilita a organização e infraestruturação dos espaços florestais, de forma a permitir uma rápida resposta e segura pelos operacionais no terreno.