Mais de três centenas e meia de alunos de 19 turmas de escolas EB1 e EB2,3 do concelho de Oliveira de Azeméis foram sensibilizadas para as questões relacionadas com a seca e o uso racional da água.
A iniciativa, desenvolvida pela autarquia em parceria com as empresas Águas do Douro e Indáqua, decorreram no âmbito da “Semana da Água” e pretendeu “informar e sensibilizar toda a comunidade, através do meio escolar, para o valor e para a urgência de se preservar este bem essencial face ao atual estado de seca que afeta o país”.
As ações de educação ambiental envolveram 360 alunos das escolas EB Dr. Ferreira da Silva, EB Comendador Ângelo Azevedo, Agrupamento de Escolas Soares Basto, EB/JI Picoto, EB Maria Godinho, EB1 n.º1 de Santiago de Riba-Ul/Ponte e Agrupamento de Escolas Dr. Ferreira da Silva.
Na EB 2,3 Comendador Ângelo Azevedo, em São Roque, na EB1/JI Picoto, em Cucujães, na EB1 Maria Godinho, em Nogueira do Cravo e na EB1 da Ponte, em Santiago de Riba-Ul técnicos da AdDP dinamizaram a atividade lúdico-pedagógica “A Gotinha Preciosa” onde as crianças aprenderam a reconhecer a importância da água como um recurso insubstituível, formas de a poupar e preservar.
Também a questão da seca foi abordada tendo sido transmitido aos alunos os efeitos nefastos dela.
As ações dirigidas para o 5º ano da escolaridade foram da responsabilidade da Indáqua envolvendo questões relacionadas com a sustentabilidade da água e a responsabilização dos mais novos no seu uso diário.
Segundo a autarquia “só conscientes e devidamente informados podemos agir de forma correta e mais responsável em casa, na escola e nos locais de trabalho”.
A Semana da Água integrou ainda uma visita, no dia 23 de março, dos alunos do 7.º ano de escolaridade da escola Dr. Ferreira da Silva à Estação de Tratamento de Águas Residuais do Salgueiro, em Santiago de Riba-Ul.