A restituição de um falcão à natureza assinalou o último dia das comemorações da Semana do Animal, uma iniciativa promovida pela Câmara de Oliveira de Azeméis.
A ação decorreu no Parque Temático Molinológico, na freguesia de Ul, sob a curiosidade e o olhar atento de quatro dezenas e meia de alunos da EB1 do Brejo, de S. Martinho da Gândara, que, pela primeira vez, viram ser devolvido à natureza um falcão peneireiro.
A pequena ave de rapina, de apenas três meses, foi recolhida no passado mês de julho na zona de Ovar pelo Parque Biológico de Vila Nova de Gaia onde foi tratada no centro de recuperação de animais selvagens daquele organismo.
Segundo Hugo Oliveira, especialista zootécnico do primeiro centro permanente de educação ambiental do país, “sem a intervenção deste organismo o falcão não teria possibilidades de sobreviver pelo que a preocupação foi recuperá-lo até ter condições para ser devolvido à natureza”.
Antes de assistirem à “libertação” do milhafre, as crianças ficaram a conhecer melhor as diferentes espécies de aves de rapina, incluindo as características do falcão peneireiro.
A iniciativa contou com a participação de dois elementos do Núcleo de Proteção da Natureza e Ambiente da GNR.
As comemorações da Semana do Animal incluíram ainda visitas de 74 crianças dos jardim-de-infância do Cruzeiro e da Misericórdia de Cucujães ao canil intermunicipal das Terras de Santa Maria.