A Câmara de Oliveira de Azeméis vai adquirir três veículos elétricos para limpeza urbana tendo já assinado o contrato de financiamento com o Ministério do Ambiente através do Fundo Ambiental.
O protocolo define a comparticipação financeira para a aquisição de equipamentos que irão substituir veículos por outras viaturas menos poluentes e de menor consumo, concretamente uma aspiradora e duas varredoras.
“A aquisição das novas viaturas enquadra-se nas preocupações ambientais do município de reduzir a emissão de CO2 e de tornar a cidade mais sustentável ambientalmente e com melhor qualidade do ar”, afirma o presidente da autarquia, Isidro Figueiredo, destacando ainda a vantagem de se reduzir os consumos e os custos diretos e indiretos da sua utilização.
O concurso, com preço-base de 48 mil euros, prevê o fornecimento de uma aspiradora 100% elétrica com uma comparticipação de 50% do Fundo Ambiental e de dois triciclos elétricos (varredoras) com 25% de apoio financeiro para cada viatura.
O Fundo Ambiental visa apoiar políticas ambientais que contribuam para o desenvolvimento sustentável através do financiamento de entidades, atividades ou projetos, e destina-se a ajudar as autarquias na aquisição de veículos elétricos dedicados à limpeza urbana, manutenção de jardins e apoio a outros serviços urbanos ambientais.
Oliveira de Azeméis foi uma das 119 autarquias que apresentou candidaturas a este programa do Fundo Ambiental lançado pelo governo no início deste ano, e estas são as primeiras viaturas elétricas adquiridas para serviços urbanos ligados ao ambiente.