A Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis plantou, no início deste ano, cinco mil árvores autóctones na freguesia de Nogueira do Cravo no âmbito do “FUTURO – Projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto” sendo agora a vez de Estabelecimentos de Ensino do concelho participar neste projeto através da “Rede de Escolas do Futuro”.
A Escola Básica e Secundária Soares Basto esteve inscrita na modalidade de promoção do património arbóreo local com um projeto desenvolvido pela aluna Ana Rosa com a colaboração dos seus colegas do 11º e 8º ano. O projeto “O monumento vivo de Loureiro” pretendeu dar a conhecer o Sobreiro localizado na Escola Básica n.º 1 de Loureiro, reconhecido como Árvore Monumental pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas em 2010. Uma sessão foi desenvolvida com a presença de Raquel Lopes, uma das mentoras do projeto.
Na Escola Básica Comendador Ângelo Azevedo um grupo de 20 crianças, de turmas do 2º e 3º Ciclo do Ensino Básico, construíram um viveiro. Toda a comunidade escolar participou neste projeto, tendo sido semeadas várias espécies de árvores tais como sobreiro, murta, sabugueiro, e jasmineiro-do-monte.
O Projeto “Futuro” pretende reflorestar cerca de 100 hectares, nos vários municípios da área metropolitana do Porto, com cerca de 100.000 árvores através da colaboração de autarquias, empresas, instituições de ensino e cidadãos. O principal objetivo desta iniciativa é a melhoria da qualidade de vida das pessoas.
Mais informações em:
Escola Básica e Secundária Soares Basto
Escola Básica Comendador Ângelo Azevedo