A Câmara Municipal de Oliveira da Azeméis promoveu a Semana da Água, comemoração que se realiza desde 2013, de forma a sensibilizar as crianças e os jovens para a importância desse recurso.
O vasto programa teve a parceria de entidades, como a empresa Águas do Douro e Paiva que realizou palestras no Agrupamento de Escolas de Fajões, integrando as turmas do 8.º ano de escolaridade da Escola Básica e Secundária de Fajões e da Escola Básica de Carregosa, na escola de JI/EB1 do Brejo e na Escola Básica e Secundária Soares de Basto sobre o trabalho realizado no laboratório de análises da água da empresa.
Os jovens e respetivos docentes de turmas do ensino secundário da Escola Básica e Secundária Soares Basto e as crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico que frequentam a CAF do Lar Pinto de Carvalho visitaram a ETAR do Salgueiro, uma parceria com a Associação de Municípios de Terras de Santa Maria, para abordar a temática do tratamento da água após a sua utilização e até à recuperação.
As crianças do 5º ano dos Agrupamentos de Escolas do concelho participaram no Projeto de Educação Ambiental ”Uma Aventura em Estado Líquido” da empresa INDAQUA S.A.. Este projeto consiste numa apresentação abordando temas relacionados com a água, como a suas propriedades, sustentabilidade e a incrementação da responsabilidade face a esse bem a qual integra a realização de uma experiência relativa aos processos de tratamento que decorrem numa Estação de Tratamento de Água, sendo finalizado com um peddy-paper.
O Presidente da Autarquia, Isidro Figueiredo, salienta “a importância de sensibilizar os mais pequenos para esta temática do tratamento da água”. “É um recurso imprescindível e que, os futuros jovens/adultos devem ajustar comportamentos de forma a não comprometer este valioso recurso”.
As atividades realizadas, que decorreram durante os meses de março e de abril, foram um sucesso, contando com a participação de cerca de 850 alunos, oriundos de 40 turmas, das escolas do concelho mencionadas anteriormente.