A Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis vai plantar, até este sábado, cinco mil árvores autóctones na freguesia de Nogueira do Cravo no âmbito do projeto “FUTURO – 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto”.
A plantação arranca esta quarta-feira à tarde na zona das Minas do Pintor, uma antiga exploração de arsénio e volfrâmio encerrada em 1995 cujo coberto vegetal vai ser reconvertido agora com a plantação de sobreiros, medronheiros e salgueiros.
Nos últimos meses, uma equipa do projeto FUTURO esteve em Oliveira de Azeméis a preparar os seis hectares de terreno para o cultivo das cinco mil árvores autóctones tendo procedido à limpeza de matos e de eucaliptos e feito o controle de plantas invasoras, nomeadamente austrálias e mimosas que invadiram a zona desde que as minas foram encerradas.
A conclusão da plantação está marcada para a manhã deste sábado contando com a participação de qualquer cidadão que queira dar o seu contributo. A autarquia assegura nesse dia transporte para os interessados em participar, com partida, às 09h00, de um autocarro do largo da República.
Aos voluntários exige-se apenas que estejam munidos de roupa e calçado confortável e água.
O plantio inicia-se amanhã, prolongando-se na sexta-feira com o apoio de voluntários das escolas Básica e Secundária Soares Basto e Ferreira da Silva. As restantes árvores autóctones serão plantadas no sábado.
A atividade, que conta com a participação da comunidade escolar, associativa, moradores, GNR e voluntários, é organizada pelo CRE.Porto - Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Área Metropolitana do Porto (AMP), em parceria com a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis.
O território de intervenção do FUTURO estende-se pelos vários municípios da AMP com o objetivo de diversificar e qualificar a paisagem metropolitana, melhorar a qualidade do ar, aumentar a capacidade de armazenamento de carbono, melhorar a regulação hídrica, fomentar a biodiversidade, aumentar a qualidade de vida dos cidadãos e a competitividade da região.