A Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis aderiu ao Projeto "Faz da tua escola um viveiro", promovido pela Lousitânea-Liga dos Amigos da Serra da Lousã e Fundação Benfica.
O projeto compreende a plantação de 500 espécies arbóreas autóctones, plantação realizada esta segunda-feira com a colaboração de alunos do primeiro ciclo da EB1 nº2 (Lações).
Desde 2017, a Lousitânea desenvolve o projeto "Faz da tua escola um viveiro" junto de escolas do primeiro ciclo em municípios afetados pelos incêndios na região Centro. O projeto inclui atividades ambientais como a criação de sementeiras de árvores autóctones. Oliveira de Azeméis, fortemente afetada pelos incêndios de 2024, recebeu a proposta para aderir à iniciativa, acolhendo-a de imediato.
Foram plantados 200 carvalhos, 200 medronheiros, 50 azereiros e 50 folhados.
Jorge Miranda, Presidente da Fundação Benfica referiu que “estas atividades têm caráter simbólico mas, o que se trata aqui não é apenas reflorestar, é sobretudo induzir e mudar comportamentos.”
A plantação de árvores desempenha um papel fundamental na conservação ambiental, contribuindo para o sequestro de carbono, a remoção de dióxido de carbono da atmosfera, a purificação da água, a preservação da biodiversidade e a mitigação das mudanças climáticas. Com esta iniciativa, para além de se ter recuperado a área nascente do parque infestada com invasoras espera-se criar um impacto positivo no meio ambiente e consciencializar as futuras gerações sobre a importância da preservação florestal.
O Vereador do ambiente, Rogério Ribeiro interveio, deixando “um agradecimento especial às entidades que tornaram esta ação possível e que tanto contribuem para zelar pelo futuro.” Terminou ainda referindo que “não vamos somente plantar árvores, vamos plantar futuro para que as nossas crianças tenham um planeta melhor que nós!”