A vespa das galhas do castanheiro (Hymenoptera, Cynipidae), é um inseto que ataca os castanheiros, podendo diminuir drasticamente a produção e a qualidade da castanha e conduzir ao declínio dos castanheiros.
Este inseto chegou a Portugal em 2014. Desde então a implementação de medidas conducentes ao controlo da praga tem sido uma prioridade nacional.
Atendendo às suas características, atualmente não existe nenhum produto fitofarmacêutico eficaz no controlo deste inseto.
Reconhecendo a importância da cultura da castanha, e as consequências negativas desta praga, o Município de Oliveira de Azeméis uniu-se à estratégia de luta nacional. De 2016, data do primeiro foco, até à data atual, foram identificados 40 focos da presença desta praga no nosso concelho.
Entre 2017 e 2022, o Município de Oliveira de Azeméis procedeu à realização de 18 (dezoito) largadas de um inseto benéfico, chamado Parasitoide Torymus Sinensis Kamijo, que ajuda ao tratamento biológico, sendo importante implementar algumas medidas favoráveis à permanência e multiplicação dos insetos benéficos.
Para conhecer estas medidas de controlo da praga e obter mais informação, poderá consultar o site do Município em
https://bit.ly/3sy1iGI.