Integrada no Projeto Azeméis Intercultural, a atividade Viver e Sentir Azeméis realizou-se no dia 27 de Setembro de 2014, e contou a participação da Vereadora da Ação Social, Dr.ª Gracinda Leal, o Presidente de Junta da União de Freguesias de Oliveira de Azeméis Santiago de Riba-Ul, Ul, Macinhata da Seixa e Madail, Carlos Silva, o Presidente da Junta de Freguesia de Ossela, José dos Santos, o Sr. Tavares Ribeiro, Grupo Gaudete, nacionais de países de terceiros e a população local, num total de 64 pessoas.
A atividade mostrou-se interativa e de convívio concretizando os objetivos previstos de dar a conhecer a cultura oliveirense, que já inclui o cruzamento com outras culturas, valorizar os hábitos e costumes da nossa região, fomentar a descoberta dos produtos e sabores locais e divulgar a importância de Oliveira de Azeméis no contexto regional e nacional.
A atividade teve inicio com um pequeno seminário sobre a História do Concelho, seguindo-se de um roteiro de visitas a locais de interesse concelhio, entre eles, a Capela de La Salette, Berço Vidreiro, Casa Museu Ferreira de Castro, Biblioteca de Ossela e Queijaria de Ossela - Casa Agrícola de Selores, contando no seu regresso à Estalagem S. Miguel, com a participação do Rancho Folclórico “As Padeirinhas de Ul” tendo, todos os presentes, sido convidados a participar nas suas danças.