Para assinalar o Dia Municipal das Escolhas Saudáveis, a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis promoveu um conjunto de ações de sensibilização junto da população.
«Para fazer uma escolha é preciso ter ferramentas que nos ajudem a optar por caminhos mais saudáveis», afirmou a vereadora da ação social durante a sessão intitulada ‘Caminhos do Saber’, que se realizou na biblioteca municipal.
Neste sentido, e de acordo com Gracinda Leal, «a Câmara Municipal tem oferecido um leque diversificado de respostas socias para ajudar a população, e em especial os mais jovens, a tomar as decisões mais acertadas».
«É preciso adotar estilos de vida saudáveis através de uma reeducação», disse a autarca, acrescentando que «o papel da família é fundamental para a prevenção de situações menos favoráveis na vida de um jovem».
Já Teresa Cardoso, representante do Serviço Integrado de Comportamentos Aditivos e Dependências, é da opinião que «são os afetos, as vivências e as experiências de cada um que contribuem para as escolhas ao longo da vida».
«Embora não exista a família perfeita, é ela que nos dá os valores que, posteriormente, nos ajudam a construir a nossa individualidade», referiu, dirigindo-se ao auditório.
Na sessão de sensibilização participou ainda Teresa Margarida, professora e terapeuta educacional, para quem «os filhos que estão agora a nascer são almas diferentes».
O Dia Municipal das Escolhas Saudáveis fica também marcado pela participação do Agrupamento de Escolas Soares Basto na atividade de geocaching, pela visita a várias instituições do município, com vista à realização de dinâmicas específicas, e pela exposição alusiva ao Dia que se comemora.