Cerca de três centenas de seniores das freguesias de Madail, Ul e S. Martinho da Gândara estiveram reunidos no Parque Temático Molinológico para mais uma sessão do programa «Tardes Maiores».
A iniciativa, que decorre no âmbito das ações e programas que a autarquia tem vindo a implementar em áreas dirigidas à população sénior, tem como objetivo «proporcionar um envelhecimento pró ativo, uma maior qualidade de vida e bem-estar», afirmou Gracinda Leal, vereadora responsável pelo pelouro da ação social.
A sessão, sob o tema «A quem tem seu pão no forno, podemos dar do nosso», incluiu uma visita aos engenhos classificados como moinhos de água de «rodízio horizontal e eixo vertical» e uma demonstração da confeção das padas de Ul e das regueifas de canela segundo os métodos tradicionais.
«O Parque Temático é um espaço de excelência que convida à prática de exercício físico e de momentos de convívio passados em família», disse a autarca, acrescentando que «o espaço tem a missão de preservar a memória dos moinhos de água que fazem parte da herança sócio cultural das gentes de Azeméis».
O Parque Temático Molinológico, inaugurado há três anos, tem uma área de cerca de 29 hectares localizando-se nas freguesias de Ul e Travanca ao longo dos rios Ul e Antuã.
A próxima sessão do programa «Tardes Maiores» acontece a 20 de julho, na freguesia de Fajões, sob o tema «Jogos e brincadeiras do antigamente».