Chegou ao fim o Projeto Azeméis Intercultural, que através do seu Centro Local de Apoio à Integração de Imigrantes, desenvolveu ao longo de um ano várias atividades de apoio a nacionais de países terceiros, prevenindo a sua discriminação.
Foi num ambiente de proximidade, partilha e emoção que na passada sexta-feira, na Biblioteca Municipal, teve lugar a sessão de encerramento do projeto. Este financiado pelo FEINPT – Fundo Europeu para a Integração de Nacionais de Países Terceiros, integrando a ação 1 - Acolhimento, integração e valorização de interculturalidade.
Para a Vereadora da Ação Social, Dr.ª Gracinda Leal, «o Projeto Azeméis Intercultural foi uma realidade e um sucesso no concelho. Os imigrantes são como uma família para todos os oliveirenses e estão plenamente integrados na nossa terra, fazem parte de nós». Para a responsável pelo pelouro «o resultado deste projeto não poderia ser diferente, somos um município que gosta de receber e acolher todos os que nos procura e, aproveita para agradecer a todos os participantes».
De referir, que no cumprimento dos seus objetivos, este projeto, contou com um conjunto alargado de entidades, nacionais de países terceiros e comunidade oliveirense, materializando-o enriquecendo-o com as suas vivências e experiências, cultivando desta forma a partilha, compreensão e valorização da interculturalidade.
De forma a celebrar a interculturalidade, promover o inter-conhecimento e a inclusão social foram desenvolvidas 14 atividades das quais se destacam as Danças do Mundo, Viver e Sentir Azeméis, Jogos Tradicionais Sem Fronteiras, Inter-Famílias, Família do Lado, e outras, que contribuíram para o êxito deste projeto que envolveu a participação de cerca de três mil e cinquenta pessoas.
Próximidade, partilha e emoções foram o mote desta noite. Uma noite especial para todos os que participaram e contribuiram para o sucesso deste projeto.
Posted by Azeméis é Vida on Sexta-feira, 26 de Junho de 2015