Os 10 anos do programa desportivo «Viver Melhor» foram assinalados com uma masterclass sénior que decorreu no pavilhão municipal António Costeira.
«Praticar atividade física é o instrumento mais barato de saúde pública», afirmou o presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis diante de uma plateia repleta de desportistas com mais de 60 anos de idade.
Para Hermínio Loureiro, «os seniores que frequentam o programa ‘Viver Melhor’ são um exemplo de juventude e de cidadania».
«Gostaria de acabar o ano de 2014 com mais de um milhar de seniores inscritos no projeto desportivo» adiantou o autarca.
Implementado em 2004, o programa é assegurado por um técnico da autarquia que todos os dias da semana se desloca, entre as 09h00 e as 17h45, às instituições ministrando atividades físicas aos idosos.
«Quando demos início ao projeto, em 2004, tínhamos 18 turmas inscritas, atualmente participam 33 turmas das 19 freguesias», avançou a vereadora da ação social.
De acordo com Gracinda Leal, «a prática do exercício físico é fundamental em todas as idades, por isso verificamos que a aposta do município neste projeto valeu bem a pena».
A iniciativa, promovida pela Câmara de Oliveira de Azeméis, envolve a participação de aproximadamente um milhar de idosos tendo como objetivo ampliar a qualidade de vida da população com mais de 60 anos através da prática desportiva.
O projeto, alargado às 19 freguesias do município, pretende melhorar as qualidades físicas básicas e coordenativas ao contribuir para a criação de hábitos desportivos e ocupação do tempo livre.
A implementação do projeto ganhou nota positiva pelo facto de ajudar a reforçar laços sociais e a aumentar a resistência muscular e esquelética contribuindo para um envelhecimento mais saudável e ativo da população sénior.